O Grande Maracanã
Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali[5]), é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro.[6] É também o provável palco da partida final da Copa do Mundo FIFA de 2014[7]
Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade. Após diversas obras de modernização, a capacidade atual do estádio é de 82 238 espectadores,[4] sendo o maior estádio do Brasil.
________________________________________________________________________________________
Muricy Ramalho, vitorioso!
Interessante como todo técnico vencedor do Brasil tem o carimbo de “RETRANQUEIRO”. Ninguém ganhou mais na seleção de que Zagalo… retranqueiro. A última Copa vencida, em 2002, com Felipão… retranqueiro, Parreira a mesma coisa, campeão de 1994. E Muricy, o técnico mais vencedor da década no futebol brasileiro… retranqueiro.
Parte da imprensa questiona a ida de Muricy para o Santos. A argumentação é a tendência do treinador em preferir defender de que atacar. Grande mentira, ninguém ganha quatro brasileiros só defendendo.
Muricy gosta de vencer e trabalha a sua equipe dentro das suas qualidades e defeitos. O problema está neste pensamento idiota de que futebol é só ataque. Futebol é equilíbrio, é a arte de defender, roubar a bola e fazer gols. Os números de Muricy no Flu desmentem estas acusações de retranqueiro.
Em 38 jogos, o Fluminense venceu 20, empatou 11 e perdeu somente sete vezes. O ataque tricolor balançou as redes dos adversários em 62 oportunidades, enquanto que a defesa sofreu apenas 36, deixando o saldo com 26 gols positivos.
No São Paulo repetiu a dose e foi tri do Brasileirão. Agora eu pergunto: o time que marca 62 gols em 38 jogos joga retrancado? Muricy descobriu o segredo de ser vencedor. Impedir o adversário de fazer gols e enfiar gols nos momentos certos. Parece óbvio, mas tem gente que não consegue ver isso.
_____________________________________________________
Paixão de brasileiro
O futebol, no Brasil, é o principal esporte do país. Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
O futebol rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que frequentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados.
__________________________________________________
Potencial de um Atleta
Todos podem aprender a jogar futebol.
Todos podem aprender a jogar futebol bem.
Alguns de nós podemos, potencialmente, jogar futebol melhor do que outros de nós.
Uma série de fatores ambientais, associada a uma série de expressões e características naturais dos indivíduos, pode fazer com que alguns jogadores alcancem um nível de jogo mais elevado do que o de outros.
Dentro de um processo de formação de jogadores para o alto nível competitivo, conseguir evoluir ao máximo as potencialidades de cada um é, ao mesmo tempo, resultado de um trabalho de excelência e necessidade primeira deste trabalho.
Quanto maiores forem os potenciais dos indivíduos que serão estimulados dentro de um processo de treinamento de base (bem organizado e estruturado), melhores serão os resultados finais da formação do jogador.